27 de julho de 2008

Algumas Propostas e a Função Real do Vereador


§ Principais funções do Vereador:

- Fiscalizar

Verificar se as leis do município estão sendo cumpridas e se o Executivo esta fazendo a sua função.

- Legislar

Criar leis a partir das necessidades da sociedade.

- Indicativas ao Prefeito

Indicar ao Prefeito as correções que devem ser feitas, apuradas pela fiscalização.

§ Não é Função do Vereador:

- Asfaltar rua;

- Construir Escolas e etc.;

- E outras coisas que estão ligadas somente ao Prefeito.

§ Algumas Propostas Legislativas:

- Fiscalização:

ü Fazer valer as leis do município e levar à justiça aqueles que não as cumprem;

ü Ter livre acesso à população para deles derivar denúncias.

- Sistema Viário:

ü Ônibus de grande porte é obrigatório o cobrador;

ü Criação da passagem por Quilometragem, onde o principal objetivo é a possibilidade dos moradores de comunidades carentes pagarem uma taxa simbólica para andar em suas redondezas.

§ - Meio Ambiente:

- Atualização das Leis:

ü Adaptar as leis antigas às situações de hoje;

ü Completar as leis que estão com lacunas;

ü Cancelar leis que não são de interesse da população.

- Meio Ambiente:

ü Incentivo a criação de cooperativas de reciclagem com a obrigação do incentivo do poder público municipal;

ü Incentivo à população para a reciclagem.

- Inclusão:

ü Sistema de lei que trará a obrigatoriedade de vários serviços públicos municipais a se adaptarem para receberem todas as pessoas com Necessidades Especiais, além deste mesmo processo nos transportes coletivos.

24 de julho de 2008

O direito virou dever e o sonho, incredulidade

De dois em dois anos as pessoas são obrigadas a votar e esta pode ser a única forma de tirar o brasileiro de casa no dia da eleição. O voto virou um “Ai que droga, vou perder minha praia de domingo!”.

Isso nos leva a pensar: “O que foi feito daqueles que lutaram tanto na ditadura militar?”. A luta pelo voto era o único consenso entre toda a oposição à ditadura. De Liberais a Anarquistas, todos queriam o retorno do direito de votar, o que levou a inúmeras passeatas em 1985, no movimento das “Diretas Já”. Milhões de pessoas se uniram por esse direito.

Hoje, no Brasil, a luta do povo para escolher o seu representante se tornou uma mera obrigação em escolher entre a continuidade (no poder) e a oposição. O voto se tornou uma falta de opção ou uma mercadoria. É contra essa rua sem saída que centram os nossos ideais. Queremos buscar uma terceira via, através da participatividade, conscientização e da clareza do que nos envolve.
Queremos mais que uma campanha política, queremos um movimento!

Enfim, tudo que pedimos é participação e tudo que oferecemos é representatividade.

Laila Miguez, Rumo a uma Cidade Limpa.
“Mesmo quando não há mais nada, ainda assim há esperança!”

21 de julho de 2008

Meio Ambiente e o "Lixão" de Niterói

Um assunto delicado, mas que não poderia sair da nossa conversa do dia-a-dia.
Atualmente, temos uma degradação contínua de nosso meio ambiente, porém as pessoas parecem não se interessar em melhorar esta situação.
De olho nisso, estamos utilizando nossa candidatura como meio de discussão séria sobre o assunto.
Queremos discutir casos como o dos moradores do entorno do “Lixão” localizado no Morro do Céu/Caramujo, que hoje sofrem com a ameaça da sua expansão. Esta medida irá desabrigar várias pessoas, que serão mal ressarcidas pela prefeitura, além da promoção do desmatamento de grande área de floresta. E o agravante desta decisão será o rompimento do Termo de Compromisso acertado entre prefeitura, comunidade e Ministério Público.
A discussão sobre o meio ambiente não é só entre governantes ou candidatos, esta deve estar presente em nossas casas, com nossos vizinhos, na associação de moradores do nosso bairro e o problema do lixo faz parte disso. Queremos que o respeito ao ambiente se torne hábito e ganhe o interesse real da sociedade.

18 de julho de 2008

Por Uma Cidade Limpa! Eleições 2008

Várias pessoas nos perguntam por que essa marca na Campanha para Vereador?

E a resposta é simples: o problema do lixo urbano está cada vez mais visível pela sociedade niteroiense, porém a nossa marca não fica só nisso. Enfatizamos também uma limpeza geral, buscando a ética, a transparência e a sinceridade com o povo e cobrando deste uma consciência pela sua cidade e pelo meio ambiente que envolve a todos. Assim definimos nossos anseios nesta marca.

Procuramos analisar criticamente a sociedade buscando fazer de cada eleitor um participante do nosso grupo.

Assim, pensamos nesta candidatura, que vem confirmar um projeto iniciado nos anos 90, com movimentos em prol de uma Niterói mais justa e, hoje, se materializa em uma candidatura própria, cercada por amigos que compõem uma base sólida para expandirmos as nossas fronteiras.

Amizade + sinceridade + trabalho = transformação.

Mostrar as nossas intenções verdadeiras será um grande desafio. Dizemos isto porque deixar claro, atualmente, a nossa vontade de fazer as coisas acontecerem como deveriam ser, esbarra no momento em que vivemos: uma política sucateada e entregue a pessoas presas a velhas tradições culturais, às quais chamam de política. E outras, com boas idéias, mas engessadas por não conseguirem se articular com quem representam: o povo.

Esses fatores geraram uma situação de caos completo e um endurecimento no coração das pessoas, que hoje não acreditam mais na política.

Por tudo isso que a política representa e por todas as nossas intenções, é que o nosso principal objetivo será mostrar que a política pode ser séria, real e pode fazer valer o direito de todos. Mostrar que as pessoas realmente podem ser representadas, que isso não é um sonho. E que o meio de comunicação entre o poder legislativo e o povo é um canal direto e sem interferência. Nossa marca é a da limpeza sim, porém não só a material, mas também a limpeza das mentes, focando na amizade e no trabalho, o caminho para a ética política.

Um sonho? Não, um início de uma realidade!