27 de março de 2007

O VOTO deve ser obrigatório ou não?

"Governo do povo, pelo povo e para o povo"

Assim podemos definir esse o regime de governo aplicado hoje no Brasil, onde as pessoas diretamente ou indiretamente ditam os caminhos deste país, chamado de DEMOCRACIA.
O sistema de voto vigente no Brasil é o obrigatório aos cidadãos entre 18 e 70 anos, e opcional de 16, 17 anos e acima de 70 anos. Por entender que o voto é um direito dos cidadãos, alguns críticos defendem que eles não deveriam ser obrigados a votar. E ainda colocam que por ser obrigatório facilita a formação de currais eleitorais principalmente nos segmentos menos favorecidos de nossas sociedades, que seriam mais fáceis de serem ludibriados pelos políticos de má postura de nossa sociedade.
Contundo a pessoas que defendem a obrigatoriedade do voto, pois assim o cidadão estaria exercendo de forma plena seu direito de escolher e seu dever de estar decidindo os rumos de sua sociedade. Contudo vale ressaltar que as principais democracias do mundo representativas(indireta) o voto é facultativo.

Espero contar com você para expandir essa discussão por facultar ou não o direito de voto. Conto contigo, de sua opinião!
Obs: Agradeço a Camille pois ela que indicou esse tema para o blog, grato!

História da Obrigatoriedade do Voto*

A prática do voto obrigatório remonta à Grécia Antiga, quando o legislador ateniense Sólon fez aprovar uma lei específica obrigando os cidadãos a escolher um dos partidos, caso não quisessem perder seus direitos de cidadãos. A medida foi parte de uma reforma política que visava conter a radicalização das disputas entre facções que dividiam a pólis. Além de abolir a escravidão por dívidas e redistribuir a população de acordo com a renda, criou também uma lei que impedia os cidadãos de se absterem nas votações da assembléia, sob risco de perderem seus direitos.

*Esse texto foi tirado de http://pt.wikipedia.org/



16 comentários:

Kest Blog Exercícios disse...

voto é direito de escolha do povo...

...não podemos jogar esse direito fora!

Lukas disse...

Eu não vou dizer que vai ser isso ou aquilo, mas vou usar aquele argumento já muito dito: se implantarmos o voto facultativo no Brasil, que ainda é um país pobre e sem educação, quantas vcs acham que vão votar?
Uma minoria "pensante" e com "vontade politica" é que vai decidir o destino do país. Já que é opcional, um grande maioria vai arrumar 1001 desculpas para não votar.
Na minha opinião esse quadro é real, num país onde não se investe como se deveria em mentes pensantes. Num país dito de "1º mundo" a situação já outra, e vc sabem qual é.
Bem, ou seja, o voto obrigatório "força" as pessas, no melhor sentido q essa palavra pode ter, a votar e a escolher o seu representante lá em Brasilia. Infelizmente, o direito de "escolha" nesse caso é suprimido, já que se ele existisse, mais da metade não votaria.
Hum, alguem discorda?
Escrevi de mais, foi quase um post meu. xDxDxD

Vlw

Unknown disse...

sei lah, as vezes acho q tem ser nossa escolha, ir ou não votar como disse o marino, + as vezes acho q nem o lukas, tem q obrigar!!!
existe os 2 lados da moeda, quando se obriga existe a chance d os votos serem comprados pq muitos moram taum longe d tudo q nem tem tv entaum como saber em quem vai votar, daih alguns politicos arrumam o transporte pra pessoa ir votar e é claro, falam q tem q votar nele, como eles naum sabem em quem mais votar, acabam votando no cara mesmo, quando não se obriga, apenas aqueles "políticos" q ver o cara lah vota, é complicado decidir!!!
eu no momento to optando em não ser obrigatório, pra pelo menos tentar acabar com a compra dos votos!!!
vamos ver o q dah!

Anônimo disse...

Como pregamos a radicalidade democrática, não podemos dizer que o voto deve ser obrigatório. O que devemos fazer é tentar consciêntizar, aqueles que votam só por obrigação, de que o voto decide o seu futuro, que este DIREITO e instrumento democrático deve ser usado como meio de organização social e consequente diminuição das desigualdades.
Pelo menos é o que penso, valeu pela oportunidade.
Att,
Thiago José.

Kest Blog Exercícios disse...

http://clinicadaalegria.blogspot.com

um projeto q eu participo!
se puder da uma força na divulgação!

"O homem é um animal com instintos
primários de sobrevivência. Por isso,
seu engenho desenvolveu-se primeiro
e a alma depois, e o progresso da ciência
está bem mais adiantado que seu
comportamento ético."
-Charles Chaplin


A miséria da alma nos torna mais pobres do que esses filho rejeitados da
nossa sociedade, não somos capazes de sequer movimentar um dedo
para tentarmos mudar essa realidade, que parece estar longe mais que tambem
afeta em nossas vidas de uma forma ou de outra, não nos custa nada darmos
um pouco do que temos, não somos miseraveis que não podemos repartir
ao menos uma palavras, mais muito de nós sentimos nojo não é?
roupas sujas doenças e coisas do tipo, já tentou se por no lugar?
qual a certeza de que um dia você tambem não sofrera um exclusão social?
não custa nada, o pouco que tiraremos de nós não fara diferença, mais para eles
pelo menos por alguns minutos serão de grande valor, uma palavra amiga não
mata ninguem, entra nessa ? vamos tentar modificar um pouco essa sociedade
que está morrendo por nossas proprias mãos, tudo vira moda não é?
vamos fazer o bem tambem virar!

Vamos sorrir!!!
E vamos fazer sorrir!!!
Depende de nós!!!

Flavio Costa disse...

O voto deveria ser facultativo pelo simples fato de que a maioria das pessoas que vão às urnas não têm a mínima idéia em quem estão votando.

Você pode obrigar a um cidadão a votar, mas não a se interessar por política, pelo sistema de governo, pelo partido com a melhor proposta ou pelo candidato. Dessa forma, a maioria vai às urnas condicionada a votar em alguém, mesmo que este seja qualquer um.

É imperativo que haja uma conscientização política natural, desde a infância, na escola. Assim, criaremos cidadãos melhor informados, conscientes e responsáveis por suas escolhas perante a sociedade.

Abraços.

Flavio Costa disse...

Grande Thiago.
Parece que meu blog não está figurando entre os seus, como anteriormente.

Houve algum problema? Vamos nos unir camarada...

Abraços!

Anônimo disse...

Texto interessante...

Anônimo disse...

MAs, o voto deve ser obrigatório afinal, a democracia deve ser exercida.

Rodrigo Alves de Carvalho disse...

Saudações Socialistas companheiro Thiago Simão,

Vim visitar seu blog e achei ele muito maneiro, parabéns!!
Qualquer hora visita o meu: http://radicalidadedemocratica.blogspot.com/

Abração,

Dido Carvalho
JPS - Curitiba


13.000 visitas por dia no seu blog ! GRÁTIS
http://www.megaterremoto.com/index.asp?ID=dido
Um sistema que gera tráfego ilimitado para seu blog!!

Camille B. disse...

Voto facultativo não é jogar um direito fora... É no mínimo transformar uma obrigação em direito...

Unknown disse...

O PPS de São Paulo foi denunciado por compra de votos no município de Itatiba.

Veja o vídeo: http://video.google.com/videoplay?docid=-3984343094945221732
(ou faça uma busca no google: pps itatiba "compra de votos" )

Leia as matérias:
No Bom Dia Sorocaba
http://www.bomdiasorocaba.com.br/index.asp?jbd=4&id=110&mat=63298
e
No TV Tem
http://tvtem.globo.com/tv/mod_news.asp?passos=ExibirNoticia&NewsID=116914&aaTituloNews=Justi%E7a+condena+o+ex-assessor+parlamentar+a+cinco+anos+de+pris%E3o
(ou faça busca no google: ex-assessor pps itatiba "compra de votos" )

Junto com o cabo eleitoral a polícia achou dinheiro e listagem de votos comprados.

Dois dos candidatos que compraram os votos, um estadual e um federal, foram considerados eleitos e estão exercendo os mandatos que compraram.

Unknown disse...

PELO AMAOR DE DEUS...É CLARO QUE O VOTO DEVE SER OBRIGATÓRIO..NÃO TEM NEM MOTIVOS PARA DISCORDAR OU DISCUTIR SOBRE ESSE ASSUNTO...RECLAMAR DOS POLITICOS É A COISA MAIS FACIL DO MUNDO, POR UM ACASO NINGUEM AQUI SE LEMBRA DE QUANTAS PESSOAS FORAM PRESAS POR LUTAR POR UM BRADIL DEMOCRATA... AGORAM QUE CONSEGUIMOS, SOU OBRIGADA A OUVIR ESSA PERGUNTA IDIOTA??? LEVANTEM A BUNDA DAS CADEIRAS... E VOTEM QUANDO TIVEREM QUE VOTAR...PORQUE ISSO É O MINIMO QUE VCS PODEM FAZER, SINCERAMENTE ESSES SERES QUE DIZEM QUE É A FAVOR DO VOTO FACULTATIVO... SO DEVEM SER PESSOAS IGNORANTES E QUE COM CERTEZA TORCEM PARA OUTRA ERA DE GETULIO VARGAS... OU NEM SABEM O QUE É ISSO???????????

Anônimo disse...

Com a devida permissão, creio que o voto deve ser facultativo. Primeiro que o voto é um direito e, como tal, não pode ser imposto. De que adianta votar forçosamente, se as pessoas passam a votar de qualquer maneira, a votar em quem está ganhando, ou em quem lhe deu um bonezinho ou uma camisa... Quando o voto é obrigatório, podem observa que as pessoas o fazem de qualquer maneira, tanto que, quando vão votar, já vão trajadas de roupas de banho, para irem se divertir em algum clube. Voto facultativo, com conscientização política desde a escola parece-me a melhor solução.

Diego Gonçalves

Anônimo disse...

Agora esse jegue que fala aqui em cima não sabe nem quem é a mãe dele. Qualquer discussão é válida. Voto é exercício de direito. Não pode ser imposto. É óbvio que todos deveriam votar para que pudessem questionar seus candidatos eleitos quando estes fizessem alguma besteira. Mas nada pode ser imposto, senão não há eficácia.

Abraço!

Adilson disse...

Na minha humilde opinião, eu acho que o voto PRECISA ser obrigatório, pois assim, essa gama de polítiqueiros que aparecem cada vez mais em anos de eleição terá com quem competir, dificultando a vitória d'aqueles que usam de má fé, comprando votos dos menos favorecidos e dos mais iletrados! Se optarmos em defender o voto opcional as pessoas com maior grau de instrução-o que geralmente é a elite-terão a "faca e o queijo na mão", pois dentre eles estão os politicos de renome e mais poderosos, o que afastaria de vez as possibilidades da perda de algum voto para o "Zé das Coves" que aparece e lhes tiram alguns votinhos. Quero deixar bem claro aqui, que minha tese é baseada no fato de que vejo a obrigatoriedade como NECESSÁRIA e, não no sentido de despotismo; eu não acredita que se resolva nada obrigando alguém a se submeter á ditadura. Mas, neste caso, aposto na necessidade, a fim de encontrar uma maneira de limitar as falcatruas já tão alarmante em nosso país! Um grande abraço á todos que lerem meu comentário e obrigado por esse espaço e oportunidade!