26 de julho de 2007

PAN Parte I - As modalidades

“Sinta essa energia” e assim flui o Panamericano Rio 2007, que encontra-se em sua metade no momento, e trás consigo a melhor campanha do Brasil em todos os Panamericanos realizados até agora. Isso é dado a devidos feitos que até então não encontrávamos, como exemplo a tão forte parceria das entidades privadas e públicas em relação ao esporte em várias modalidades, inclusive as não conhecidas.

Estamos vendo também a valoração de alguns seguimentos até então não dados tanta importância como antes, no exemplo os esportes individuais, que nesse Pan trouxeram muita garra e mostraram que com um maior investimento poderíamos voar mais longe. Mais segue também alguns esportes coletivos como o Handebol que tenta se encaixar no perfil de esporte de massa do povo brasileiro.

Outra coisa que me chama a atenção é a desvalorização de um mito que assola o povo Brasileiro e a maioria dos paises, que e a valorização somente do 1° lugar ou a medalha de ouro. Mostrando também que há um grande valor em conquistar prata e bronze, e fica claro isso com alguns brasileiros que ao ganharem bronze vibram mais do que aqueles que ganharam ouro. Isso demonstra a superação, a valorização de um trabalho que com um insentivo massante dado por todos os seguimentos poderemos voar mais longe.

Mais não só de alegrias é feito o PAN, mais de primeiro momento espero que as autoridades e as empresas olhem com mais carinho para o esporte, continuem a investir para o crescimento deste seguimento, pois além de trazer alegrias ele pode está sendo trabalhado como um setor preventivo, pois reduz a quantidade de pessoas doentes, diminui a violência e ensina a valorização do proximo e outros sentimentos vistos nos jogos como garra, superação e etc...