O VOTO deve ser obrigatório ou não?
O sistema de voto vigente no Brasil é o obrigatório aos cidadãos entre 18 e 70 anos, e opcional de 16, 17 anos e acima de 70 anos. Por entender que o voto é um direito dos cidadãos, alguns críticos defendem que eles não deveriam ser obrigados a votar. E ainda colocam que por ser obrigatório facilita a formação de currais eleitorais principalmente nos segmentos menos favorecidos de nossas sociedades, que seriam mais fáceis de serem ludibriados pelos políticos de má postura de nossa sociedade.
Contundo a pessoas que defendem a obrigatoriedade do voto, pois assim o cidadão estaria exercendo de forma plena seu direito de escolher e seu dever de estar decidindo os rumos de sua sociedade. Contudo vale ressaltar que as principais democracias do mundo representativas(indireta) o voto é facultativo.
Obs: Agradeço a Camille pois ela que indicou esse tema para o blog, grato!
História da Obrigatoriedade do Voto*
A prática do voto obrigatório remonta à Grécia Antiga, quando o legislador ateniense Sólon fez aprovar uma lei específica obrigando os cidadãos a escolher um dos partidos, caso não quisessem perder seus direitos de cidadãos. A medida foi parte de uma reforma política que visava conter a radicalização das disputas entre facções que dividiam a pólis. Além de abolir a escravidão por dívidas e redistribuir a população de acordo com a renda, criou também uma lei que impedia os cidadãos de se absterem nas votações da assembléia, sob risco de perderem seus direitos.
*Esse texto foi tirado de http://pt.wikipedia.org/